terça-feira, 12 de setembro de 2017

Resenha: Julieta Anne Fortier - Editora Arqueiro



 Imagine se você que nunca teve sorte no amor, descobrir que tem parentesco com a Julieta de Shakespeare? Estaria em choque não? E mais... Você na verdade tem o mesmo nome da heroína, ganha uma passagem para conhecer suas origens, recebe uma caixa que contém um diário e a história real que inspirou o bardo. 

Isso aconteceu com Julie Jacobs, uma cidadã americana que descobre que se chama Giulietta, nome esse que deu origem ao personagem. A vida sem graça de Giulietta se transforma do dia para a noite depois disso, a então moça sonhadora e romântica que vive á sombra da irmã gêmea, vai embarcar sozinha em uma aventura cheia de antigas maldições, belíssimos castelos e corridas de cavalos na apaixonante paisagem Italiana.
Quem sabe de quebra conhecer o seu Romeo? 

Ao chegar em Siena a garota é bem recebida pela socialite Eva Maria, uma antiga conhecida da família, madrinha de Alessandro Santini capitão da guarda e playboy que a trata com indiferença e desconfiança. Ao se conhecerem Sandro e Julie trocam farpas, mas com a convivência ele demonstra ser gentil e protetor despertando um interesse na garota. 
Porém com a incrível descoberta de um descendente de Romeo, que nasceu na mesma época que ela. Quem será que esta Giulietta moderna vai escolher, Romeo ou Páris? Será que ela está fadada a mesma sina ou será capaz de escrever sua própria história? 


"Bem, receio que fique desapontada, Ele não se parece em nada com o Romeo que você acha que conhece. Não faz amor em versos rimados. Pode acreditar em mim: é um verdadeiro safado. Se eu fosse você – disse, finalmente olhando para mim –, desta vez dividiria a sacada com Páris."


O crescimento da protagonista é nítido durante a trama e os personagens secundários também se desenvolvem, como no caso da irmã gêmea Janice, que no início parece bem supérflua, mas depois mostra o seu valor e senso de humor. Cada vez que a protagonista avança em suas descobertas e nas intrigas familiares, mais a história se torna interessante e o leitor percebe que nada e nem ninguém é o que parece, muitos mistérios são garantidos. Narrado em primeira pessoa, intercalando presente e passado a autora traz um enredo jamais visto de Romeo e Giulietta. 

Quero despertar a sua curiosidade, porque esse é daqueles livros que a gente lê, ama e indica de tão maravilhoso. Além de bem elaborado, é cheio de reviravoltas, surpresas e muito romance. A riqueza de detalhes é tão convincente que nos faz pensar que estamos caminhando pelas ruas da Itália. Essa não é apenas uma releitura de um clássico de Shakespeare, Anne Fortier nos mostra em sua obra de estreia que tem o dom para a escrita e que tem dedicação na construção de um enredo inovador. Fãs do clássico não se decepcionarão! 
Entrou com certeza para a lista dos meus favoritos e não vejo a hora de que vire filme tão fiel ao livro. 


"Estou aqui por não poder manter-me afastado. Não quereis olhar para mim?
Ela fez uma pausa, obrigando-se a permanecer imóvel: – Por que deveria olhar-vos? Vossa alma é tão inferior assim ao vosso corpo?
– Eu não conhecia minha alma – disse Romeo, baixando a voz como quem falasse ao coração dela – até vê-la refletida em vossos olhos." 
Imagem do filme Romeu e Julieta de 2013 com os lindos Douglas Booth e Hailee Steinfeld

11 comentários:

  1. Adorei a resenha! Ainda não conhecia o livro, mas isso de a personagem ter parentesco com a Julieta me chamou muita atenção, nunca tinha visto uma ideia parecida, sabe? Agora já vai pra minha listinha de futuras leituras =)
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gabs, realmente é algo diferente e o resultado ficou fantástico. :) bjs

      Excluir
  2. Oi Michele!
    Gente que história diferente!Imagina descobrir ter parentes com a Julieta,Romeu.....que ideia genial!
    Sabe que é a primeira vez que vejo esse livro?Não conhecia,também não vejo divulgação dele,mas deveria ter porque a história parece ser super criativa!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio, ideia perfeita! É uma pena, talvez pelo motivo de ser uma releitura, mas é muito surpreendente e precisa ser mais reconhecido. ;) Bjs

      Excluir
  3. Olá.

    Preciso confessar que é a primeira resenha que leio desse livro.
    O livro nunca chamou tanto a minha atenção, mas só pelo começo da sua resenha já me conquistou.
    E fico feliz que ele é aquele típico livro para ser indicado para todos. Gostei mesmo!
    Parabéns pela resenha e por criar meu interesse nele <3

    Não conhecia seu blog, mas adorei e já estou acompanhando para aumentar minha wishlist haha!
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :) Fico feliz por ter despertado o seu interesse, obrigada por nos acompanhar. bjs

      Excluir
  4. OOi, adorei a resenha, ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Le, obrigada, que legal. :)
      Bjs boa semana para você também!

      Excluir
  5. Oi Myh! Já faz algum tempo que li esse livro, mas me lembro de também ter gostado bastante da história. A autora conseguiu mesclar romance, mistério e história de uma forma fabulosa. Gostei muito dessa releitura Shakespeariana.
    Mas, mudando de assunto, não pude deixar de notar nos livros da sua estante na primeira foto, particularmente em Amor de Redenção, um livro absolutamente maravilhoso! você já o leu?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa :) É mesmo fabuloso. Li sim! Amor de Redenção é incrível, somos levados a uma enxurrada de emoções durante leitura, um dos melhores livros que li na minha vida, amo muito. <3 Bjs

      Excluir
  6. "A riqueza de detalhes é tão convincente que nos faz pensar que estamos caminhando pelas ruas da Itália". Me fisgou quando fez este comentário. Eu amo livros que detalham tudo, sabe. Na verdade, eu sou dessas que quando vai contar alguma coisa acaba por mencionar o que pensou, o que realmente falou, a cor do carro que passou na rua, a direção do vento e etc. kkkkkk...
    Quando os romances são lindos e detalhadamente narrados, bom, não tem como resistir, né MI?

    ResponderExcluir