sábado, 13 de janeiro de 2018

Resenha: Os Cinco do Ciclo - Elias Flamel


O mundo que Elias Flamel apresenta é tão detalhista e engenhoso, que entre uma página e outra eu me perguntava se Keltoi realmente não existia. Os Cinco do Ciclo, é um daqueles livros que você quer ler devagar para apreciar a riqueza de cada cenário e deixar a imaginação à solta. 

A trama é em primeira pessoa e conta a história de Yosef, líder altruísta de uma pequena vila que serve ao Império de Numitor e regularmente paga seus tributos. Em uma de suas viagens ele se vê a mercê de um rumor que poderá destruir todas as suas crenças. 
Então, para salvar o seu povo, o protagonista parte corajosamente em uma aventura cheia de reviravoltas, onde contará com a ajuda de seu amigo Lucien, um escriba do Império e dono de uma vasta coleção de livros. 

"Um lugar cheio de poder e riquezas e que ainda sim obriga a fome, obriga ao roubo e obriga a punição..."

"Podemos mudar a história de um povo. Podemos fazer e não somente ler sobre o que foi feito nos livros que tanto amamos."

Ao longo das páginas percebe-se que Yosef, mesmo sendo um homem maduro que luta pela injustiça em sua vila e tem conhecimentos sobre outras culturas, mantém uma esperança infundada no Senado. Mas, isso é devido à sua bondade e inocência, características admiráveis que conquistam o leitor.

Os personagens secundários também são interessantes, me conquistaram de imediato e o convívio familiar relatado no livro é bem realista. (Nada de personagens perfeitinhos) Dentre eles: Hitalo, que mesmo teimoso em seus princípios, se mantém fiel a família, Lucien que apesar dos seus medos, não abandona o amigo e Filipi que demonstrou generosidade á um desconhecido. Espero revê-los na sequência da série! 

Porém, a falta de um mapa me deixou um pouco desnorteada no início, mas nada que comprometa a obra, e o autor já garantiu que quando publicar o livro impresso não irá faltar esse item. 
Alguns pormenores relatados também poderiam ser mais "enxugados" para não cansar o leitor, ainda mais aqueles que não estão acostumados a ler o gênero.

"Meu povo tem uma forma diferente de ser feliz: Antes de querer sorrir, eles querem se sentir orgulhosos de estarem trabalhando."

Os cinco do Ciclo é um livro bem construído, o desfecho é incrível, vale super a pena ler. Estou extremamente curiosa pela jornada desse herói nenhum pouco convencional e como uma viciada em fantasia e aventura torço por muita ação na sequência. 

Os Cinco do Ciclo 
Autor: Elias Flamel 
Ano: 2017 
Link: Ebook Amazon

Um comentário:

  1. Olá Michele tudo bem?
    Amei a resenha mas não é o tipo de livro que eu goste de ler!
    Beijos <3

    Estante Clássica

    ResponderExcluir