quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Resenha: Antes que Seja Tarde


Antes que seja tarde não é apenas uma autobiografia, mas sim a história de heróis inconformados com a injustiça que assola seu povo. No livro podemos conhecer Mattew Cork que narra sua viagem á Índia e sua paixão pelos desfavorecidos. Joseph D’ Souza que abriu mão de sua posição superior por amor á uma moça, começando assim a luta pela liberdade dos Dalits. Udit Raj, um jovem inteligente que não aceitou seu destino e mostrou que todos temos o direito de escolha. Tantos nomes citados e testemunhos incríveis, é difícil não se emocionar, e não querer fazer parte dessa história, o movimento de libertação dos dalits.

Cada pessoa no livro é crucial, mas Mattew Cork, foi o responsável por nos apresentar uma realidade diferente na qual pudéssemos nos envolver e não só termos o conhecimento. Ele nasceu em um lar cristão, cresceu e se tornou um homem exemplar, mas sentia que algo faltava e almejava sair da sua zona de conforto para descobrir o que era. Foi então que um povo esquecido do outro lado do mundo impactou totalmente sua vida.

  “Em vez de me conformar com as expectativas que me cercavam (muitas delas produto da minha imaginação), eu precisava ser transformado: das práticas previsíveis da religião para tornar-me um autêntico seguidor de Cristo.”

Jesus nos ensina que para viver uma vida que agrada a Deus não podemos concentrá-la apenas em nós mesmos. Devemos nos importar com os outros, essa é a verdadeira religião. Na descoberta do propósito de vida de Mattew, somos transportados ás vilas indianas e depois que andamos por aquelas ruas improvisadas e casas mal estruturadas, com inúmeras crianças suplicantes, quer pessoalmente ou por meio da leitura não conseguimos ser indiferentes ao dilema do povo "Intocável".

“Dalits são considerados escravos. Espera-se que eles sirvam ás castas superiores. O induísmo ensina-lhes que o drama deles é resultado de algum crime terrível cometido em uma vida passada. A posição que ocupam na sociedade é seu destino. Pensar em fugir disso seria violar a regra do carma, a lei da causa e efeito, e tal infração nesta vida resultaria em um sofrimento ainda maior na próxima. O destino é a casta. São o que são: escravos. Para quem a única esperança está em aceitar esta vida, vivê-la em obediência e, talvez, na próxima, pode sair-se melhor. As castas superiores se beneficiam desse sistema. O trabalho é realizado com baixo ou nenhum custo. Algumas funções necessárias são consideradas formalmente impuras. Por exemplo, em um país no qual praticamente não há sistema de esgoto, é função dos dalits retirar dejetos humanos e animais de bairros inteiros. Papel que desempenham por milhares de anos em uma nação densamente populosa... As atividades contaminam o trabalhador, tornando-o impuro. Intocável. Por centenas de anos, a determinação de separação, isolamento e distância permanecera firme em seu lugar."

O sistema de castas já foi abolido pelo governo, porém a sociedade indiana não quer abrir mão das suas tradições, mesmo que para isso milhares de inocentes tenham que sofrer as consequências. Os Dalits não tem acesso á educação, ou mesmo aqueles que conseguem estudar não podem concorrer a cargos melhores, não tem direito a recorrer á justiça e nem ter plano médico. Inúmeras crianças são vítimas de prostituição e tráfico. Eles não podem reclamar do seu destino, porque NEM SÃO CONSIDERADOS HUMANOS. 

Mas há esperança para a futura geração, através da educação e do conhecimento que revela o valor dessas pessoas e o quanto são dignas e amadas.

Alguns países, inclusive o Brasil, também demonstraram apoio e se comprometeram a ajudar na criação de escolas para as crianças, ao decorrer das páginas podemos ver que muitas delas tiveram suas vidas transformadas, entretanto, ainda é preciso muito mais.

A conclusão que o autor chega é a seguinte: há Dalits sofrendo bem perto de nós também, na nossa rua, no bairro vizinho, em cidades próximas. Todos anseiam por liberdade, das drogas, da violência, da pobreza... E Deus deseja libertá-los! Somos apresentados á diversos projetos revolucionários, basta cada um de nós abraçarmos esse movimento em favor dos necessitados e vivermos como Cristo nos ensinou, pois "Nenhum de nós está livre enquanto uns são escravizados."

Ultimamente tenho desejado ler livros sobre causas sociais, leituras que provocam a mudança e que nos impele a fazer algo bom pelo mundo, e isso tem acrescentado muito á minha vida, é motivador. 

“Todavia, quando somos capturados por um propósito, a negação se torna afirmação. A negligência se torna foco. Sim. É um problema. Sim. Farei algo. Não amanhã. Nem no mês ou ano seguinte ou quando eu tiver terminado com todo o resto. Não qualquer dia, mas hoje. Antes que seja tarde!”

Se você assim como eu se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre a desigualdade social dessa nação exótica e impressionante, clique nos links de pesquisa abaixo. Também há um filme com o mesmo nome, é ficção mas descreve bem o drama das crianças dalits. 

Dalit Freedom Network http://dalitnetwork.org/
Dalit Freedom Network Brasil https://www.dfnbrasil.org/
Ministério Portas Abertas Perfil Índia https://www.portasabertas.org.br/listamundial/perfil/india/
      Informações sobre o livro e o filme:
http://www.gracaeditorial.com.br/antes-que-seja-tarde/

15 comentários:

  1. Oi Michele!
    Que história forte e emocionante.
    Serve pra abrir os nossos olhos para a desigualdade social.
    O livro fala da India,mas muitas vezes a desigualdade social tá bem do nosso lado,infelizmente essa é a nossa triste realidade.
    Esse tipo de livro é bem intenso,mas extremamente necessário!
    Adorei a resenha!
    Abraços!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio :)
      Sim realmente é uma leitura triste mas inspiradora. Quando terminamos de ler queremos começar a nos mover rapidamente em prol dos desfavorecidos próximos ou do outro lado do mundo. Obrigada, abraços.

      Excluir
  2. Oi Michele! Não conhecia o livro, ms trama é forte e parece intensa, imagino que deve ser mesmo uma excelente leitura, no mínimo impactante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, sim realmente é intensa e impactante, vale a pena ler.
      Bjs ;)

      Excluir
  3. Olá,
    Não conhecia o livro, mas parece ser muito interessante devido ao tema abordado.
    Fiquei realmente interessada.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, que bom que ficou interessada! :)
      Bjs e Boa semana.

      Excluir
  4. Já senti que é uma leitura que vou amar, obrigada pela dica. Uma excelente resenha :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Monyque, obrigada, espero mesmo que goste. :D
      Bjs

      Excluir
  5. Oi, Michele!
    Não é meu estilo favorito de livro, mas reconheço que deve ser uma história bem marcante mesmo. Esse babado das castas na Índia ainda dá muito o que falar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza :) Sim, realmente é um babado forte! bjs

      Excluir
  6. OOi, ainda não conhecia o livro, mas adorei a resenha e fiquei curiosa com o enredo.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br
    Insta: Bella Página
    Facebook: Bella Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi Letícia, que bom que gostou! Bjs boa semana pra vc tbm ;)

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, mas já entrou na minha lista <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :) obrigada, fico feliz por acompanhar a gente. <3

      Excluir
  8. Oi, Mi! Cada vez fico com mais vontade de ler este livro que tanto te encantou. No entanto, estou numa fase de leituras leves. Creio que toda leitura tem seu tempo certo. :)
    Olha, na resenha você comentou que anda com vontade de ler mais livros sobre causas sociais e afins, bom, isso me fez lembrar de "Um Apelo à Consciência" do Martin Luther King. Eu li, amei e resenhei. Deixo a dica pra você. ;)
    Abraços.

    ResponderExcluir